quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Dom Luiz Antônio Guedes - Dia dos leigos - 28/11/2007

Ser leigo é a primeira forma de participação na vida da Igreja, Corpo de Cristo. O fundamento da Igreja é laical. Antes de qualquer diferenciação de dons, serviços e funções está aquilo que é comum: a mesma fé e a mesma dignidade oriundas do encontro pessoal com Cristo, do novo nascimento e envio como testemunhas pelo batismo e crisma. Todos os fiéis são iluminados, alimentados e fortalecidos pelo pão que é Cristo, Palavra e Eucaristia.
A laicidade está na base existencial de todo discípulo-missionário de Jesus Cristo. É por isso que a todos se dirigem as palavras de Jesus: “sois sal da terra e luz do mundo”; “eu vos escolhi para irdes e produzirdes frutos que permaneçam”; “não vos chamo servos, mas amigos, porque vos revelei tudo o que ouvi do Pai”. Estas palavras de Jesus fazem pensar na necessidade de substituir o binômio “clero-laicato”, pelo binômio “comunidade-ministérios”. Do chão laical da Igreja é que brotam as diversas vocações e ministérios.
As relações na Igreja devem ser menos de poder e mais de serviço e comunhão. O comando pertence a Jesus, a quem foi dado “todo poder no céu e na terra”. À Igreja toda compete discernir a vontade do Senhor nas circunstâncias concretas de sua missão e a cada membro realizar o que é próprio de sua missão específica. Os leigos atuam na Igreja e na sociedade em seus diversos campos: família, trabalho, sindicato, política, economia, comunicação e outros. Exercem, assim, seu protagonismo na implantação do Reino de Deus, em comunhão com seus pastores.
Rendo graças a Deus pela ação dos leigos e leigas atuantes. Oxalá busquem uma formação cada vez mais sólida e integral que os torne fermento eficaz do Reino que é vida abundante e plena para todos.

Artigo publicado na edição de 25 de novembro de 2007 do jornal Bom Dia Bauru
Fonte: Boletim Catolicnet - 29/11/2007

Nenhum comentário: