quinta-feira, 24 de abril de 2008

São Marcos, Evangelista

São arcos era primo de Barnabé. Foi um dos colaboradores de Paulo na sua obra missionária. Também foi colaborador de Pedro. A ele é atribuída a função da igreja de Alexandria no Egipto, da qual foi bispo, onde sofreu o martírio.
Os Atos de Marcos, um escrito da metade do século IV, referem que ele, no dia 24 de abril, foi arrastado pelos pagãos pelas ruas de Alexandria, amarrado com cordas no pescoço. No dia seguinte foi jogado no cárcere, sofreu o mesmo tormento atroz e sucumbiu. Uma lenda nos narra sobre a venda de seu corpo por parte de dois comerciantes e mercadores de Veneza, no ano de 828. Em virtude dessa lenda, em 976 iniciou-se a construção da belíssima basílica dedicada a esse autor do segundo Evangelho, a ser escrito por volta do ano 70. Esse escrito é, tradicionalmente, simbolizado pelo Leão.
Observemos o que nos diz o hino da Liturgia das Horas, referindo-se a São Marcos: "Pelo céu foste escolhido, Deus te deu uma missão: eis-te aos Doze reunido, tendo Lucas por irmão. Que as palavras esparzidas, dando seus frutos de luz, sejam todas recolhidas, nos celeiros de Jesus."

Nenhum comentário: