segunda-feira, 8 de junho de 2009

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo)

Surgiu na Idade Média e não é só tapete, é uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

No calendário funciona assim: quarenta dias do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.

Este dia é uma festa, e porque não dizer uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.

A Festa de Corpus Christi é um dos eventos mais importantes e proporcionam um espetáculo maravilhoso de arte e religiosidade. São utilizadas dezenas de toneladas de materiais para a ornamentação das ruas, como areia, vidro moído tingido, serragem, entre outros, e seus tapetes coloridos atraem milhares de pessoas.

No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando.


Na nossa paróquia a alguns anos os jovens são os responsáveis por fazerem este tapete, geralmente usamos serragem, sabão em pó, borra de café e farinha de trigo. O Grupo Dom divino este ano fará o 4º tapete em homenagem ao Corpo de Cristo.

É uma honra enfeitar o chão que passará a hóstia consagrada, o verdadeiro alimento cristão, o que nos da força para continuar nosssa caminhada, que nem sempre é tão bela como o tapete.

Estamos anciosos pelo tapete desse ano.

Nenhum comentário: