terça-feira, 3 de maio de 2011

Quaresma e Sexta da Paixão

Quaresma tempo de reflexão e sacrifícios, tempo de desafios e provações. Conosco do Dom Divino estes 40 dias forão repletos de tudo.


Quaresma:


A Campanha da Fraternidade desse ano pediu atenção especial ao Meio Ambiente, assim a iniciativa do Grupo de Reciclar e de fazer a feira da Reciclagem ganhou um olhar mais atencioso. Este ano a feira contou com a participação dos Jovens: Alberto, André, Cristiane, Isabel, Juliana, Marcela, Vitor e Wesley. A dupla vencedora foi Vitor e Wesley. Progredimos, porém ainda a muito o que fazer.


Sexta da Paixão:


Cada jovem se propôs a deixar de consumir algo, no início para alguns pareceu fácil, mas ao final de 40 dias a missão se tornou árdua. Assim, a maioria dos jovens abraçou a idéia do Jejum na Sexta da Paixão, e o fez, apesar das inúmeras atividades desenvolvidas no dia.

Mas será que Deus quer que negamos Seus frutos? Será que Ele quer que passemos fome? A resposta é NÃO! Os sacrifícios ofertados e o jejum vivenciado, nada valeria se não houver oração, doação e reflexão. Jejuamos e nos sacrificamos para compartilhar minimamente as faltas e dores sofridas por Cristo, os fizemos para darmos maior valor a tudo que nos é oferecido todos os dias, para sermos mais gratos aos sacrifícios diários de nossos pais e responsáveis que lutam para que tenhamos toda alimentação e conforto. E também, e mais importante, para refletirmos o qto nos sobra e o quanto falta a tantos irmãos e irmãs. Agradecemos a Deus por permitir que tenhamos sempre o que de comer e nos comprometemos a crescermos e multiplicarmos o bem aos outros que hoje sofrem.

Chegamos as 9h da manhã, de jejum, para darmos início as orações e reflexões desse dia tão importante. Começamos com a Via Sacra proposta pelo Padre, após, rumamos ao farol próximo a Igreja, onde 2 jovens (Beto e Wess) revezaram de Cristo Crucificado, quando os outros jovens (Isabel, Isabela, Talita, Juliana, Cris, André, Iasmin, Evelym , Giovanni, Nícolas e Kauê) revezavam entre entregar folhetos com mensagens de esperanças e seguravam a faixa escrita: Por você.


Após arrumamos os andores da procissão, assistimos o filme PAIXÃO DE CRISTO. Por volta das 15h, percorremos ensaiando e fixando as placas das paradas no percurso da Procissão. As 19h deu-se início a acolhida da Procissão, novamente com Wess representando Cristo crucificado, e Juliana e Isabel, com a faixa.


Como o tema da Campanha da Fraternidade foi meio ambiente, Evelym, Talita, Alberto e Iasmin, encenaram as dores de Cristo pelo Meio Ambiente.



Deu-se a Procissão. Velas (Giovanni e Camacho), Surdos (Kauê e Nicolas), Puxador (Vitor), Rezadeira (Cristiane), Canto (Evelym), Transito (Juliana, Marcia, Talita, André, Alberto), contamos com a participação e ajuda do Diácono Pedro, de alguns parioquianos e de amigos ex-divinianos.
Na chegada da Procissão, houve 3 músicas e 2 vídeos. (Vitor, Iasmin, Evelym e Cris).

Ao final de tudo, após arrumar tudo e limpar, as 22horas enfim ceiamos, todos juntos e com a presença de nosso Pároco Gabriel.



Foi sem dúvida cansativo, dolorido mas muito, muito gratificante. Esses desafios nos toraram, mais amigos e muito mais unidos.

Nenhum comentário: