quarta-feira, 29 de junho de 2011

Corpus Christ

O Feriado de Corpus Christ já a alguns anos aqui no Brasil vem sendo utilizado para manifestações. Os protestantes aproveitam o feriado para organizar e realizar a Marcha para JESUS, um evento bem similar ao nosso católico, afinal a procissão com o Santíssimo não deixa de ser uma marcha para Jesus.

Os homossexuais também aproveitam a data para marcharem em prol do respeito, união e fim da violência.

Para mim (Marcia) qualquer que seja a manifestação pacífica em prol do amor e do bem ao próximo, Deus esta presente.

O que entristece é que essa outras manifestações estão ganhando mais destaque do que o Corpo de Cristo. Nos noticiários (web, impresso e televisivo) só se falam da Marcha e da Parada, um ou outro noticiário, mostra rapidamente a confecção do tapete pelos devotos, e só.

Culpa de quem? Minha, sua, de todos os católicos. Culpa nossa que nos omitimos, que temos vergonha ou medo de mostrar o Deus que nos ama, de professarmos a nossa a fé perante a todos.

Cada dia que passa, vejo menos o espírito de comunidade entre nós católicos e isso é triste. Temos muito o que reaprender e colocar em prática.

Mas nem tudo esta perdido, se a geração de meus avós eram devotos e a de meus pais não teve tempo para isso, a minha (jovem) esta diferente, cheia de garra, entusiasmo e vontade.

Desde a formação do Grupo de Jovens na Paróquia Santa Rosa de Lima, a missão de confeccionar o tapete de Corpus Christ são dos jovens, primeiro porque é arte e nós adoramos e segundo porque ninguém além dos jovens tem coragem de abandonar um feriado e acordar cedo, muito cedo, para confeccionar.

Este ano nós jovens sonhamos um pouco mais, esse ano o GJC Dom Divino não quis Deus só para si, ou para os poucos que iriam a celebração as 9h da manhã. Assim convencemos o Pároco Gabriel que éramos capazes de fazer o tapete, organizar a missa e a procissão. SIM, ESTE ANO TEVE PROCISSÃO.

Curta, mais teve. Parece um gesto pequenino e simples, e de fato o é. Mas ver que a comunidade saiu de dentro da igreja e foi as ruas, é algo grandioso; ver centenas de pessoas acompanhando o Corpo de Cristo pelas ruas é magnífico.

A sensação que tive é que Deus disse: “Eu estou aqui”. A ideia inicial era passar pelas ruas onde o tráfico e consumo de drogas é exercido por jovens, mas por um equívoco não aconteceu, nossa intenção era levar Deus aonde Ele anda esquecido, mas os planos Dele foi maior.

Algo surpreendente aconteceu, quando a procissão estava aproximando-se de um dos pontos de venda e uso de drogas, havia um único garoto (usuário) com sua bicicleta, ao ver o Santíssimo e a procissão se aproximar, ele subiu na bicicleta e tentou sair correndo, porém, ao pedalar a bicicleta escorregou e ele patinou ziguezagueando isso o atrasou e fez com ele olha-se fixamente ao Corpo de Cristo antes de ir.

Alguns podem dizer que foi uma coincidência, outros podem dizer que este fato nada irá mudar na vida daquele jovem. Eu que estava lá e digo que Deus se fez presente, e mostrou sua face ao jovem e a mim.

O G.J.C. Dom Divino terminou as celebração de Corpus Christ feliz, com a sensação de missão cumprida.

Saímos de dentro do confortável casulo de nossa paróquia e levamos Cristo as ruas.

O mundo precisa de mais jovens corajosos e persistentes. O mundo precisa sem dúvida ter contato com Deus vivo, com Deus Eucarísticos e cabe a nós batizados levá-lo.


Um comentário:

Edilene disse...

Foi um dia maravilhoso, o tapete estava lindo a procissão foi curta mais linda!