quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Santa Rosa de Lima

Gloriosa Santa Rosa de Lima,
Tu que soubeste o que é amar
A Jesus com um coração tão fino
e generoso ensína-nos tuas grandes
virtudes para que, seguindo teu exemplo,
possamos gozar da tua proteção
na terra e de tua companhia no céu.
Amém.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Por que Desdenhas?

"Examinai tudo.
Retende o bem."
Paulo. (I TESSALONICENSES, 5:21.)

O cristão não deve perder o bom ânimo por mais inquietantes se apresentem as perplexidades do caminho. Não somente no que diz respeito à dor, mas também no que se reporta a costumes, acontecimentos, mudanças, perturbações...
Há companheiros excessivamente preocupados com a extensão dos erros alheios, sem se precatarem contra as próprias faltas. Assinalam casas suspeitas, fogem ao movimento social, malsinam fatos ou reprovam pessoas, antes de qualquer exame sério das situações. E nesse complexo emocional que os distancia da realidade, dilatam desentendimentos com pretensas atitudes de salvadores improvisados, que apenas acentuam a esterilidade do fanatismo.
Longe de prestarem benefícios reais, constituem material neutralizante do movimento renovador.
O Evangelho do Cristo, contudo, não instituiu cubículos de isolamento; procura estabelecer, aliás, fontes de Vida Abundante, em toda parte.
Examinar com imparcialidade é buscar esclarecimento.
Por que a condenação apressada ou a crítica destrutiva? Quando Paulo dirigiu a célebre recomendação aos tessalonicenses não se reportava apenas a livros e ciências da Terra. Referia-se a tudo, incluindo os próprios impulsos da opinião popular, com alusão aos fenômenos máximos e mínimos do caminho vulgar.
Em todas as ocorrências dos povos e das personalidades, em todos os fatos e realizações humanas, o aprendiz fiel da Boa Nova deve analisar tudo e reter o bem.
Por que te afastares do trabalho e da luta em comum? Por que desencorajar os que cooperam na lide purificadora com o teu impensado desdém? Se te sentes unido ao Cristo, lembra-te de que o Senhor a ninguém abandona, nem mesmo os seres aparentemente venenosos do chão.
Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Vinha de Luz. Ditado pelo Espírito Emmanuel. Lição 154. Edição Internet baseada na 14a edição (Download do livro em http://www.febnet.org.br).

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Jesus e o Papai Noel

Papai Noel mora no Pólo Norte...Jesus, em todo lugar.
Papai Noel anda num trenó...Jesus voa no vento e anda sobre as águas.
Papai Noel vem somente uma vez por ano... Jesus anda sempre presente.
Papai Noel enche nossas meias com presentes...Jesus supre todas as nossas necessidades.
Papai Noel desce pela chaminé sem ser convidado...Jesus fica na nossa porta, bate e entra em nosso coração.
Nós temos que esperar numa fila para ver Papai Noel...Jesus já esta próximo quando se menciona Seu Nome.
Papai Noel nos deixa sentar no seu colo...Jesus nos deixa descansar em Seus braços.
Papai Noel não sabe nosso nome. Tudo o que ele pode dizer é:"Olá garotinho ou garotinha. qual é o seu nome'?"...Jesus sabia nosso nome antes mesmo de nós o sabermos.Ele sabe não só o nosso nome. Ele conhece nossa história e futuro e ainda conhece nosso coração e quantos fios de cabelo temos em nossa cabeça.
Papai Noel tem uma barriga que balança como gelatina...Jesus tem um coração cheio de amor, graças, misericórdia e perdão.
Tudo que Papai Noel pode oferecer é : " Ho, Ho, Ho"...Jesus diz: "Deixe que eu resolvo seus problemas".
Os ajudantes de Papai Noel fazem brinquedos...Jesus faz vida nova consola nosso coração aflito.Repara lares destruídos e constrói esperanças.
Papai Noel pode fazer-nos um agrado mas...Jesus nos dá alegria com Sua força.
Enquanto Papai Noel coloca presentes sob nossa árvore...Jesus tornou-se nosso presente e morreu na cruz por todos nós.
É claro que não há comparações.Nós devemos lembrar "Quem é" o Natal, na verdade.Devemos recolocar Cristo no Natal. Ele é a razão da comemoração.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

De que lado vc quer ficar?

Pela vida descrita do rico, vê-se que ele estava acostumado a levar uma vida vazia. Assim, o coração dele foi se endurecendo. Não pelo fato de ser rico, mas porque, ao se aplicar somente às coisas da terra, esquecendo-se de que somos cidadãos do céu, o coração dele foi se endurecendo.
"Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. Havia também um mendigo, de nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico" (Lc 16,19-20). Esse homem abastado não tinha outra ocupação e preocupação. Se ele se vestia com roupas bonitas e elegantes, dando festas todos os dias, era porque só se preocupava com coisas passageiras.
A Palavra de Deus é sempre atual. As parábolas – que Jesus contou – servem para todos nós ainda hoje. O Senhor as utiliza porque quer nos dar um grande ensinamento. Nós podemos perder a vida eterna por sermos cidadãos da terra e não do céu.
A porta do céu está aberta para receber a todos, mas se a pessoa vive "engordando" apenas o corpo, o orgulho e a vaidade, ela não vai conseguir entrar no reino dos céus. De que lado você quer ficar? Graças a Deus, ainda dá tempo – não o perca mais! Todo o céu espera por você!
seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Oração

HOJE*
Hoje eu me dedico a levar a paz a todas as situações e experiências da minha vida
Hoje eu me dedico a definir prioridades, fazer o que é possível e entregar o resto a Deus
Hoje eu me dedico a eliminar todas as desculpas que camuflam meu medo
Hoje eu me dedico a abrir a minha mente para aprender o que preciso aprender
Hoje eu me dedico a viver a minha vida de uma forma que inspire os outros a viver sua própria verdade
Hoje eu me dedico a examinar minhas atitudes que provocam agressões e abandono
Hoje eu me dedico a usar amor, compreensão e compaixão para apagar o fogo da raiva
Hoje eu me dedico a me relacionar respeitando as diferenças e mantendo uma saudável distância
Hoje eu me dedico a investir nas experiências que contribuem para a minha paz
Hoje eu me dedico a me amar e a amar os outros
E assim seja!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Dom Sinésio Bohn - Tempo de Advento -

As quatro semanas que precedem o natal de Jesus são chamadas de “advento”. É o tempo de preparar a vinda de Jesus Cristo, Filho de Deus, em nossa carne mortal. É a comemoração da primeira vinda de Cristo.É também memória e recordação de como Deus preparou por 40 anos seu povo no deserto para a entrada na terra prometida. De como Jesus se preparou por 40 dias no deserto para sua missão salvífica. Por analogia, nós nos preparamos por quatro semanas para o santo Natal.Preparar, como? Primeiro, na esperança. Uma pessoa ou um povo sem esperança não tem futuro. Nem aqui, no planeta, nem na vida eterna. Uma das coisas mais lindas é ver uma pessoa entregar-se a Deus na fé tornada esperança, encher seu rosto de harmonia e de leve sorriso e partir desta vida para a vida eterna. Eu vi isto muitas vezes.Advento é também tempo de vigilância, de conversão. É escutar de novo o clamor de João Batista: “Preparai o caminho do Senhor! O machado está posto à raiz das árvores; e toda árvore que não produzir bom fruto será cortada e lançada ao fogo” (Lc 3, 3-9). Pessoalmente, procuro fazer também uma boa confissão auricular.As famílias são convidadas a preparar o coração dos seus e o ambiente da casa. Se possível, participar com outras famílias da novena do Natal. E ajudar a comunidade a comemorar dignamente e com festa o Natal de Jesus.Mas advento é também encher-se de expectativa frente à segunda vinda de Cristo, chamada de “vinda escatológica”, no fim dos tempos. É o que o anjo disse aos apóstolos após a ascensão de Jesus ao céu: “Homens da Galiléia, por quê estais aí a olhar para o céu? Este Jesus, que foi arrebatado dentre vós para o céu, assim virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu” (At 1, 11).Não somos um povo esquecido, abandonado. Deus entrou em nossa história e está por nós. Esta esperança não é de paraísos baratos, de bens de consumo. É a esperança daquilo que Deus preparou para nós.A mãe de Jesus, Maria, é figura de quem espera, aguarda, a vinda do Deus Menino.Digamos com o salmista: “Esta é a geração dos que o procuram, dos que buscam tua face, ó Deus de Jacó. Levantai, ó portas, os vossos frontões, elevai-vos, ó antigos portais, para que entre o rei da glória” (Sl 24, 6-7).

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Dom Luiz Antônio Guedes - Dia dos leigos - 28/11/2007

Ser leigo é a primeira forma de participação na vida da Igreja, Corpo de Cristo. O fundamento da Igreja é laical. Antes de qualquer diferenciação de dons, serviços e funções está aquilo que é comum: a mesma fé e a mesma dignidade oriundas do encontro pessoal com Cristo, do novo nascimento e envio como testemunhas pelo batismo e crisma. Todos os fiéis são iluminados, alimentados e fortalecidos pelo pão que é Cristo, Palavra e Eucaristia.
A laicidade está na base existencial de todo discípulo-missionário de Jesus Cristo. É por isso que a todos se dirigem as palavras de Jesus: “sois sal da terra e luz do mundo”; “eu vos escolhi para irdes e produzirdes frutos que permaneçam”; “não vos chamo servos, mas amigos, porque vos revelei tudo o que ouvi do Pai”. Estas palavras de Jesus fazem pensar na necessidade de substituir o binômio “clero-laicato”, pelo binômio “comunidade-ministérios”. Do chão laical da Igreja é que brotam as diversas vocações e ministérios.
As relações na Igreja devem ser menos de poder e mais de serviço e comunhão. O comando pertence a Jesus, a quem foi dado “todo poder no céu e na terra”. À Igreja toda compete discernir a vontade do Senhor nas circunstâncias concretas de sua missão e a cada membro realizar o que é próprio de sua missão específica. Os leigos atuam na Igreja e na sociedade em seus diversos campos: família, trabalho, sindicato, política, economia, comunicação e outros. Exercem, assim, seu protagonismo na implantação do Reino de Deus, em comunhão com seus pastores.
Rendo graças a Deus pela ação dos leigos e leigas atuantes. Oxalá busquem uma formação cada vez mais sólida e integral que os torne fermento eficaz do Reino que é vida abundante e plena para todos.

Artigo publicado na edição de 25 de novembro de 2007 do jornal Bom Dia Bauru
Fonte: Boletim Catolicnet - 29/11/2007

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Significado do Natal

O Natal, para os católicos, é a memória do dia em que o Senhor fez sua entrada no mundo. É a celebração de um fato histórico: o nascimento de Jesus Cristo, em Belém de Judá, na Palestina, essa mesma terra que hoje vive torturada pela violência.O Natal, porém, é mais que memória: é um mistério. Isso significa que o sacramento da salvação dos homens continua a se desenvolver em nossos dias, na vida da Igreja. A força, o dinamismo da vinda de Jesus (Jesus significa Salvador) continua a agir sob uma forma particular a cada celebração do Natal, trazendo para o nosso hoje, a nossa história, o nosso cotidiano, a eficácia de um fato real de salvação.Podemos resumir o significado dessa importante festa para a qual nos preparamos durante quatro semanas (tempo do Advento), através das palavras de um grande Papa, São Leão Magno (440-461), que nos deixou luminosos textos sobre o Natal:"A descida do Criador para as criaturas é, de fato, uma elevação destas para o Criador... Ele se fez filho do homem para que nós pudéssemos ser filhos de Deus... Por isso, ó cristão, reconhece a tua dignidade!"Mais do que um aniversário, a festa litúrgica do Natal é um momento do mistério da Redenção que continua a operar na vida da Igreja. Aurora da Redenção, o Natal tem o efeito próprio de restauração e deificação do ser humano.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Santa Missa

O Natal esta chegando, e como povo de Deus que somos, estamos nos preparando para comemorar o novo começo, a vinda de Cristo.

A Novena é o meio que estamos usando, mais não podemos nos esquecer que devemos orar e nos confessar e que devemos retribuir as bençãos com gestos concretos.

E como gesto Concreto este domingo próximo (25/11), estaremos participando da Santa Missa das 10:00hs ao lado de um estranho, para que este se sinta amado, e parte de uma comunidade.

Vamos lá, missionários.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Bem vindos

Olá Galerinha,
Este é o nosso mais novo meio de comunicação.
Espero os comentários, posts, e fotos de todos.

Vamos semear a palavra de Deus e o nosso Amor aos povos.

Bem vindo Missionários.